quinta-feira, 23 de abril de 2020

Modificações na Atmosfera


A composição da atmosfera pode ser alterada por fenômenos naturais, como a erupção de vulcões, que lança no ar grande quantidade de partículas e gases. Algumas atividades humanas também provocam modificações atmosféricas, por exemplo, a queima de combustíveis fósseis (como gasolina e óleo diesel), as queimadas, a derrubada de florestas e a poluição causada por indústrias, que emitem gases e material particulado, entre outras. As alterações na composição da atmosfera que ocorrem com frequência e em grande quantidade causam problemas ambientais, como o aquecimento global, a chuva ácida e a destruição da camada de ozônio.
Efeito Estufa
O efeito estufa é um fenômeno natural responsável pela manutenção das temperaturas atmosféricas dentro de limites adequados à vida, ou seja, sem ele haveria uma grande variação térmica no planeta, o que tornaria a vida impossível de ocorrer. 
Esse fenômeno está relacionado com a retenção de parte da energia solar por gases da atmosfera, o que permite manter aquecida a superfície terrestre, em uma temperatura mais ou menos constante, sem grandes variações.

No entanto, o efeito estufa  tem sido agravado pela ação antrópica (são as alterações realizadas pelo homem no Planeta Terra), que tem elevado as emissões de gases de efeito estufa à atmosfera, provocando alterações climáticas em todo o planeta. Essa grande concentração de gases dificulta que o calor seja devolvido ao espaço, aumentando, consequentemente, as temperaturas do planeta.
São alguns gases de efeito estufa, o dióxido de carbono, o gás metano, óxido nitroso, gases fluoretados entre outros. Alguns são de ocorrência natural, como o metano e o dióxido de carbono, contudo estão sendo emitidos em grandes concentrações devido a produção agrícola e pecuária.

Aquecimento Global
É denominado pelos cientistas de aquecimento global o aumento da temperatura atmosférica que vem acontecendo gradualmente ao longo dos últimos 100 anos. Ele é a intensificação do efeito estufa em consequência do aumento da quantidade de gás carbônico e de outros gases de efeito estufa.

A maior parte da comunidade científica acredita que os seres humanos são responsáveis, em certa medida, pelo aquecimento global, pois diversas atividades humanas liberam grandes quantidades de gases de efeito estufa para a atmosfera, alterando sua composição e aumentando a retenção do calor.



Consequências:
O aquecimento global provoca uma série de alterações no planeta, das quais as principais são:
·       Mudança na composição da fauna e da flora em todo o planeta.
·       Derretimento de grandes massas de gelo das regiões polares, ocasionando o aumento do nível do mar. Isso poderá levar a submersão de cidades litorâneas, forçando a migração de pessoas.
·       Aumento de casos de desastres naturais como inundações, tempestades e furações.
·       Extinção de espécies.
·       Desertificação de áreas naturais.
·       As secas poderão ser mais frequentes.
·       As mudanças climáticas podem ainda afetar a produção de alimentos, pois muitas áreas produtivas podem ser afetadas.



Inversão Térmica

A Inversão térmica é um fenômeno natural registrado em qualquer parte do planeta, que corresponde à inversão das camadas atmosféricas (em escala local) de forma que o ar frio permanece em baixas altitudes e o ar quente nas camadas mais elevadas.

Dessa maneira, ocorre assim, uma desestabilização momentânea da circulação atmosférica e alteração na temperatura.

Naturalmente o ar quente tende a subir e com o tempo resfriar, fazendo assim que desça e comece a se aquecer novamente reiniciando a circulação do ar.

A inversão térmica ocorre quando o ar frio ficar retido na superfície do solo, porque o solo não se aqueceu o suficiente para liberar calor no ambiente e manter o ciclo.


Esse processo não teria nenhum problema se ele não fosse o responsável por “segurar” os gases poluentes emitidos, sobretudo, nos espaços urbanos, provenientes das chaminés das fábricas e, principalmente, dos escapamentos dos veículos motorizados, gerando diversos problemas respiratórios e alergias.

Chuva Ácida
Surge da precipitação com a presença de ácidos diversos como o ácido sulfúrico, o ácido nítrico e o ácido nitroso.
            Algo importante a se saber é que todas as chuvas são ácidas, mesmo em ambientes sem poluição. Contudo, as chuvas só se tornam problema ambiental quando o seu pH é abaixo de 4,5.
A chuva ácida é composta por ácidos concentrados, como o óxido de enxofre, de carbono, de nitrogênio e dióxidos de enxofre, estes são liberados pelas indústrias, carros, queimas de lixo, matas e até mesmo o consumo do cigarro contribui.  Esses óxidos vão reagir com a agua presente na atmosfera, formando ácidos. O ácido mais forte que compõe a chuva ácida é o ácido sulfúrico, formado pela reação entre os óxidos de enxofre e a água.


Principais problemas
Prejudiciais para o meio ambiente e para a sociedade em geral, a chuva ácida provoca várias consequências:
·       Corrosão da pintura de carros e motos;
·       extinção de animais e vegetais;
·       surgimento de doenças pulmonares;
·       Empobrece o solo, causando erosão e destruindo lavouras e plantações;
·       morte de peixes que vivem em rios onde o pH é quase neutro;
·       degradação de construções e monumentos históricos.



 VÍDEOS COMPLEMENTARES

Nenhum comentário:

Postar um comentário