sexta-feira, 17 de abril de 2020

O Sistema Solar




É localizado num dos braços da Via-Láctea. O Sol reúne em torno de si vários corpos celestes: planetas, satélites, asteróides, cometas e meteoróides. Todo este conjunto recebe o nome de Sistema Solar.


Corpos Celestes são quaisquer matérias que pertencem ao espaço sideral. São eles: asteroides, cometas, estrelas, meteoros e meteoritos, planetas, satélites artificiais e naturais.

Por gravitarem em torno do Sol estes corpos celestes não ficam vagando perdidos no espaço, descrevendo assim uma órbita elíptica.

O nosso sistema possui atualmente 8 planetas e um planeta-anão. São eles, em ordem de proximidade do Sol:






·                      Mercúrio – é um planeta rochoso sem água e atmosfera, sua temperatura é muito oscilante, de dia chega a até 430°C e de noite a -170°C.

·                      Vênus – é um planeta rochoso, não possui água e sua atmosfera é densa, composta basicamente de gás carbônico, sua temperatura pode chegar a até 480°C.

·                      Terra – planeta rochoso é o único do sistema solar que comporta vida.

·                      Marte – é rochoso, não contem água, mas sua atmosfera é composta basicamente por gás carbônico, também conhecido como Planeta Vermelho devido a grande quantidade de óxido de ferro em seu solo.

·                      Júpiter – é um planeta gasoso composto basicamente de gás hidrogênio.

·                      Saturno – é gasoso composto com mais de 90% de gás hidrogênio, sua maior característica são seus anéis que possuem até mais de 1000 km de espessura.


·                      Urano – é gasoso, acredita-se que seja formado por uma densa mistura de gelo e diferentes gases.

·                      Netuno – é gasoso, constituído basicamente por água, amônia e metano; sua atmosfera é rica em hidrogênio, água e metano. Possui uma órbita mais alongada que o deixa após Plutão em certas épocas.

·                      Plutão – planeta rochoso e coberto de gelo, rebaixado a categoria de planeta-anão devido ao seu pequeno tamanho e sua órbita sofrer influência de outros planetas.

Com exceção de Mercúrio e Vênus os outros planetas possuem ao menos um satélite natural conhecido.
Asteróides, cometas e meteoróides
São fragmentos da nebulosa que formou o sistema solar.
Os asteróides – giram em torno do Sol entre as órbitas de Marte e Júpiter. São corpos celestes rochosos, de formato irregular e com brilho muito fraco e variam muito de tamanho.

Os cometas – são corpos celestes que giram em torno do Sol em órbitas elípticas alongadas. Possui um núcleo formado por gelo e poeira e em sua volta tem uma camada de gases.
    Quando está perto do Sol sua temperatura aumenta e parte do material congelado se sublima formando uma cabeleira e uma cauda alongada.


Os meteoróides – são blocos rochosos ou metálicos de tamanho variado que “circulam” em torno do Sol. Alguns podem ser atraídos pela força gravitacional terrestre e penetrar nossa atmosfera, originando um meteoro (estrela cadente) e quando cai na Terra é denominado meteorito.
























Nenhum comentário:

Postar um comentário