Essa Teoria fala sobre a origem humana no qual envolve a filosofia, religião e ciência. Gerando várias concepções sobre nós (vida humana) e causando dúvidas do porque temos características que nos diferenciam dos animais.
A Teoria Criacionista é a mais aceita na população, por que cada religião tem uma diferente teoria criacionista.
“A Mitologia Grega atribui a origem do homem ao feito dos . Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raça humana.”
“A Mitologia Chinesa atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança.”
“O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes.”
O Criacionismo é um tema polêmico e que vai demorar à chegar a uma explicação definitiva. Dessa forma cabe a cada um acreditar e julgar a teoria em que realmente acredita. Ele também é utilizado nos dias de hoje principalmente na imprensa como um fenômeno tipicamente estadunidense, tendo por fonte principal o protestantismo norte-americano.
“Outros grupos religiosos não chegam tão longe a ponto de negar a historicidade do texto bíblico, mas propõem que os seis dias da criação poderiam representar, talvez, seis eras geológicas, em vez de dias literais de vinte quatro horas. Mas os chamados fundamentalistas insistem em que essa interpretação é errada e que o mundo realmente foi criado por volta do ano 4000 AC, como se deduz do relato bíblico, somando-se as idades dos patriarcas.”
“Existem também versões que fazem referências religiosas implicitamente, como a hipótese do desenho inteligente (DI, ou ID, de intelligent design), teoria que combate as teorias científicas conflitantes com o pensamento religioso em aulas de ciências, assim que nos Estados Unidos da América se julgou inconstitucional a introdução do criacionismo religiosamente explícito nas aulas. Recentemente, novas tentativas têm sido feitas, com novos argumentos, advogando pelo que chamam de uma "análise crítica da evolução".
A teoria científica é relacionada a vida e a evolução das espécies dos seres vivos. As pessoas que acreditam e aceitam os métodos evolucionistas que seu Deus ou deuses tenham criado todas as coisas não são chamados de Criacionistas mas de Evolucionistas Teístas. Os católicos são capazes de conviverem e acreditarem em ambas as visões, sendo elas o Criacionismo Evolucionista ou Evolucionismo Criacionista.
Criacionismo da Terra Jovem (são denominados criacionistas) acreditam que a terra foi criada nos seis dias literais o Gênesis. Questionando as evidências históricas, astrofísicas, geológicas, paleontodológicas, arqueológicas, físicas e químicas.
Craicionismo da Terra Antiga (são denominados Criacionistas da terra velha) aceitam a idade da terra, ou do Universo defendida pela ciência, mas não deixando de acreditar nas posições conflitantes com a Biologia Evolucionista.
“Neocriacionismo - também chamado de planejamento inteligente, corrente surgida por volta de 1920 nos EUA, defende a tese de que houve influência de uma entidade inteligente na criação dos seres vivos. Grupos religiosos dessa corrente têm lutado para incluir esse ensino nas escolas, em pé de igualdade com o ensino da evolução. Os evolucionistas a consideram apenas o criacionismo clássico travestido de pseudociência para poder ser ensinado nas escolas. Assim foi considerada em decisão judicial, pelo juiz John Jones, que proibiu seu ensino em escolas públicas.”
“Criacionismo Clássico - quanto à difusão do criacionismo clássico, segundo uma pesquisa do Instituto Gallup veiculada pela Folha de São Paulo, noventa por cento dos norte-americanos acreditam em um Deus criador, sendo que quarenta e cinco por cento acham que a criação ocorreu exatamente como o livro do Gênesis descreve. A pesquisa mostra que, entre os membros da Academia Nacional de Ciências estadunidense, dez por cento expressam crença num deus, o que não significa necessariamente que sejam criacionistas. A maioria deles são evolucionistas teístas, como Francis Collins, que deixa claro seu repúdio tanto ao criacionismo quanto ao design inteligente em seu livro The Language of God: A Scientist Presents Evidence for Belief (publicado em julho de 2006). Várias religiosos possuem diferentes visões do criacionismo, como o cristão, muçulmano, hindu.”
Bibliografia
http://www.brasilescola.com/historiag/criacionismo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Criacionismo
Pesquisa Realizada pelos alunos: Arthur, Cledinéia, Débora, Gabriela, Melissa, Pâmela e Sayonara do 3º Ano E da Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, no mês de agosto de 2009.
A Teoria Criacionista é a mais aceita na população, por que cada religião tem uma diferente teoria criacionista.
“A Mitologia Grega atribui a origem do homem ao feito dos . Epimeteu teria criado os homens sem vida, imperfeitos e feitos a partir de um molde de barro. Por compaixão, seu irmão Prometeu resolveu roubar o fogo do deus Vulcano para dar vida à raça humana.”
“A Mitologia Chinesa atribui a criação da raça humana à solidão da deusa Nu Wa, que ao perceber sua sombra sob as ondas de um rio, resolveu criar seres à sua semelhança.”
“O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céus e terra. Também feito a partir do barro, o homem teria ganhado vida quando Deus assoprou o fôlego da vida em suas narinas. Outras religiões contemporâneas e antigas formulam outras explicações, sendo que algumas chegam a ter pontos de explicação bastante semelhantes.”
O Criacionismo é um tema polêmico e que vai demorar à chegar a uma explicação definitiva. Dessa forma cabe a cada um acreditar e julgar a teoria em que realmente acredita. Ele também é utilizado nos dias de hoje principalmente na imprensa como um fenômeno tipicamente estadunidense, tendo por fonte principal o protestantismo norte-americano.
“Outros grupos religiosos não chegam tão longe a ponto de negar a historicidade do texto bíblico, mas propõem que os seis dias da criação poderiam representar, talvez, seis eras geológicas, em vez de dias literais de vinte quatro horas. Mas os chamados fundamentalistas insistem em que essa interpretação é errada e que o mundo realmente foi criado por volta do ano 4000 AC, como se deduz do relato bíblico, somando-se as idades dos patriarcas.”
“Existem também versões que fazem referências religiosas implicitamente, como a hipótese do desenho inteligente (DI, ou ID, de intelligent design), teoria que combate as teorias científicas conflitantes com o pensamento religioso em aulas de ciências, assim que nos Estados Unidos da América se julgou inconstitucional a introdução do criacionismo religiosamente explícito nas aulas. Recentemente, novas tentativas têm sido feitas, com novos argumentos, advogando pelo que chamam de uma "análise crítica da evolução".
A teoria científica é relacionada a vida e a evolução das espécies dos seres vivos. As pessoas que acreditam e aceitam os métodos evolucionistas que seu Deus ou deuses tenham criado todas as coisas não são chamados de Criacionistas mas de Evolucionistas Teístas. Os católicos são capazes de conviverem e acreditarem em ambas as visões, sendo elas o Criacionismo Evolucionista ou Evolucionismo Criacionista.
Criacionismo da Terra Jovem (são denominados criacionistas) acreditam que a terra foi criada nos seis dias literais o Gênesis. Questionando as evidências históricas, astrofísicas, geológicas, paleontodológicas, arqueológicas, físicas e químicas.
Craicionismo da Terra Antiga (são denominados Criacionistas da terra velha) aceitam a idade da terra, ou do Universo defendida pela ciência, mas não deixando de acreditar nas posições conflitantes com a Biologia Evolucionista.
“Neocriacionismo - também chamado de planejamento inteligente, corrente surgida por volta de 1920 nos EUA, defende a tese de que houve influência de uma entidade inteligente na criação dos seres vivos. Grupos religiosos dessa corrente têm lutado para incluir esse ensino nas escolas, em pé de igualdade com o ensino da evolução. Os evolucionistas a consideram apenas o criacionismo clássico travestido de pseudociência para poder ser ensinado nas escolas. Assim foi considerada em decisão judicial, pelo juiz John Jones, que proibiu seu ensino em escolas públicas.”
“Criacionismo Clássico - quanto à difusão do criacionismo clássico, segundo uma pesquisa do Instituto Gallup veiculada pela Folha de São Paulo, noventa por cento dos norte-americanos acreditam em um Deus criador, sendo que quarenta e cinco por cento acham que a criação ocorreu exatamente como o livro do Gênesis descreve. A pesquisa mostra que, entre os membros da Academia Nacional de Ciências estadunidense, dez por cento expressam crença num deus, o que não significa necessariamente que sejam criacionistas. A maioria deles são evolucionistas teístas, como Francis Collins, que deixa claro seu repúdio tanto ao criacionismo quanto ao design inteligente em seu livro The Language of God: A Scientist Presents Evidence for Belief (publicado em julho de 2006). Várias religiosos possuem diferentes visões do criacionismo, como o cristão, muçulmano, hindu.”
Bibliografia
http://www.brasilescola.com/historiag/criacionismo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Criacionismo
Pesquisa Realizada pelos alunos: Arthur, Cledinéia, Débora, Gabriela, Melissa, Pâmela e Sayonara do 3º Ano E da Escola Estadual Arlindo de Andrade Gomes, no mês de agosto de 2009.
Oie professor td bem? Passando só pra dar uma olhadinha no meu trabalho...rsrsrsr
ResponderExcluirBeijoo