domingo, 24 de fevereiro de 2013

Concentrações de Soluções



            São as relações entre a quantidade de soluto, de solvente e de solução, podendo ser expressas em massa, volume ou em quantidade de matéria.
Unidades Utilizadas:
Índice 1 : soluto
Índice 2: solvente
Sem índice: solução
m= massa
V= volume
M= massa molar, normalmente é fornecido

CONCENTRAÇÃO COMUM

 É a razão estabelecida entre a massa do soluto (m1) e o,volume (V) dessa solução.

FÓRMULA

 Expressa em: g/L, g/cm3

Assim se a concentração comum de uma solução é de 300g/L, significa que cada litro da solução contém 300g de soluto.

Exercícios

1-      O limite máximo de “ingestão diária aceitável” (IDA) de ácido fosfórico, aditivo em alimentos, é de 5mg/kg de peso corporal. Calcule o volume de refrigerante, contendo ácido fosfórico na concentração de 0,6g/L, que uma pessoa de 60kg deve ingerir para atingir o limite máximo de IDA.

2-      Uma solução foi preparada adicionando-se 40g de NaOH em água suficiente para produzir 400mL de solução. Calcule a concentração da solução em g/mL e g/L
3-      Considere o esquema a seguir, do qual foram retiradas três alíquotas A, B e C a partir de uma mesma solução aquosa.
Responda às seguintes questões:
a)      Qual é a massa de soluto existente no recipiente A?
b)      Qual é a concentração em g/mL da solução contida no frasco B
c)      Se toda a água presente na solução original, após a retirada das três amostras, fosse evaporada, qual seria a massa de soluto obtida?

4 - São dissolvidos 50g de um sal em 200g de água, originando uma solução cuja densidade é de 1,2g/cm3.Determine a concentração comum dessa solução.

5. Calcule a concentração em g/L de uma solução preparada com 3,0g de NaCl dissolvidos em água suficiente para produzir 200 mL de solução.

6. Um técnico precisa preparar 750 mL de uma solução de NiSO4 , cuja concentração deve ser de 20 g/L. Qual a massa de soluto a ser utilizada para preparar os 750 mL de solução?

7. O gás oxigênio pode estar na água na concentração de 0,05 g/L, em condição ambiente. Determine a massa de oxigênio existente em um aquário com volume de 100 L de capacidade. 

EXPERIÊNCIAS
Sempre cabe mais um?
Sempre cabe mais um? II

FONTE:

Usberco & Salvador - QUÍMICA ESSENCIAL. Ed. Saraiva
Sardella - QUÍMICA, EDIÇÃO COMPACTA. Ed. Ática

Um comentário: