segunda-feira, 22 de abril de 2013

VARIAÇÕES DE MONOIBRIDISMO


Com o aprofundamento nos estudos de genética descobriu-se alguns casos especiais de dominância em algumas características dos seres vivos.
  • Dominância Completa – ocorre quando determinadas características são condicionadas por apenas um par de alelos, onde o alelo dominante determina um fenótipo e o duplo recessivo determina o outro. Ex: características em ervilhas, como cor de semente ou textura.
  • Dominância Incompleta – ocorre quando indivíduos heterozigotos para uma determinada característica condicionada por um gene apresentam um fenótipo intermediário entre o apresentado pelo homozigoto dominante e o homozigoto recessivo. Ex: flor boca-de-leão se for homozigoto dominante ela é de cor vermelha (CVCV), se for homozigoto recessivo é de cor branca (CBCB) e se for heterozigoto será de cor rosa (CVCB). também pode ser vistos na cor da plumagem de galinhas da raça andaluzas, dominante é preta, recessiva é branca e heterozigota é cinza.
  • Codominância - Neste caso um alelo não consegue dominar o outro, ambos se expressam igualmente em organismos heterozigotos. Ex: Sistema MN de grupos sanguíneos em seres humanos. Cor da pelagem do gado.
Resultado de imagem para codominancia
  • Pleiotropia – é caracterizado quando um gene atua em mais de uma característica no fenótipo do organismo. Ex: o gene que condiciona a cor da casca da semente em ervilhas também condiciona a cor da flor.
Resultado de imagem para pleiotropia
  • Genes Letais – são aqueles que causam a morte precoce de seus portadores, surgem devido a mutações. Quando um único alelo já causa a morte é denominado alelo letal dominante e quando são necessários dois alelos é denominado alelo letal recessivo. Ex: cor da pelagem em camundongos. Os de pelagem cinza (AA) e os de pelagem amarela (AYA) sobrevivem e se forem homozigotos (AYAY) é letal.
Resultado de imagem para genes letais
  • Alelos Mútiplos – ocorre quando a herança de uma determinada característica condicionada por apenas um gene envolve mais de duas formas alélicas. Ex: Pelagem de coelho e Sistema ABO.
    • Pelagem em Coelhos – determinada por um gene que possui quatro formas alélicas, que são: Castanho-acinzentada, também chamada de selvagem ou aguti (C); Cinzento-prateada, ou Chinchila (CCH); branca com extremidades escuras, ou himalaio (CH) e o branco ou albino (c). Podemos representar essa hierarquia de seguinte maneira: C > CCH > CH > c





    • Sistema ABO – as diferenças nos tipos sanguíneos se deve a duas proteínas: as aglutininas (anti-A e anti-B) presentes no plasma sanguíneo e aos aglutinogênios  (A e B) presentes nas hemácias.
Os três alelos envolvidos na determinação do tipo sanguíneo são: IA = IB > i

Resultado de imagem para alelos tipos sanguineos

Outro fator na determinação sanguínea é o fator Rh:
É um antígeno presente no sangue de determinadas pessoas, cuja presença significa que a pessoa é Rh+ e as pessoas que o não possuem são Rh-.
GENÓTIPOS
FENÓTIPOS
FATOR Rh
RR, RR
Rh+
Não produz
RR
Rh-
Produz anti-Rh
           
A atuação de ambos os fatores é que se determina com maior precisão o tipo de sangue das pessoas.

TIPAGEM SANGUÍNEA
A identificação do grupo sanguíneo de um indivíduo (O+, A+, B+, O-, A-, B-, AB+, AB-) é crucial para determinar qual o tipo de transfusão sanguínea, e ainda, para prevenir um recém-nascido de adquirir uma doença específica denominada “Eritroblastose Fetal”
Para se determinar o tipo sanguíneo de uma pessoa usa-se dois produtos que reagem com o sangue, o Anti-A e o Anti-B, estes produtos contém as proteínas aglutininas presentes no plasma sanguíneo e  conforme reagente ao sangue pode-se verificar a que grupo a pessoa pertence.
                           
Nas doações de sangue, cada pessoa só pode receber ou doar um tipo de sangue específico: tipos O- são considerados “doadores universais” e tipos AB+ são considerados “receptores universais”. Um erro de transfusão pode ocasionar reações que levam à morte.
COMPATIBILIDADE SANGUÍNEA
PORTADOR DO TIPO
PODE RECEBER DE
PODE DOAR PARA
A
A e O
A e AB
B
B e O
B e AB
AB
A, B, AB e O
AB
O
O
A, B, AB e O
                                       Possíveis Doações de sangue  
                                             Resultado de imagem para doaçao de sangue possíveis
O fator Rh influencia na gravidez de mulheres Rh- que tenham tido contato com sangue Rh+ (através do sangue Rh+ do pai que poderá gerar um filho Rh+).
Numa segunda gravidez, o sangue Rh+ do feto poderá se misturar com o da mãe, estimulando nesta a produção de anticorpos Rh que irão destruir as células sanguíneas do bebê, podendo provocar a morte por anemia, icterícia ou insuficiência cardíaca.
                                       



Nenhum comentário:

Postar um comentário