quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Introdução ao estudo dos seres vivos


A existência de evidências morfológicas e moleculares demonstram que toda a diversidade animal existente se originou de um ancestral comum que viveu entre 875 e 675 milhões de anos atrás.


Características dos animais
São multicelulares, eucarióticos, constituídos por diversos tecidos e órgãos especializados, são pro obrigação heterótrofos, a grande maioria possue locomoção, mas existem espécies sésseis.
Presença de tubo digestório, permite a ingestão e processamento do alimento dentro do próprio corpo, contudo alguns endoparasitas o perderam completamente.
Presença de órgãos sensoriais, permitindo o reconhecimento do ambiente em seu entorno, como luminosidade, odores, sabores, sons.
Um sistema nervoso, constituído por células nervosas propícias a percepção de estímulos diferenciados.
Capacidade de sustentação e movimento, o qual ocorre com o uso de músculos e ossos, permitindo a locomoção, captura de alimento ou fuga e em alguns casos proteção.
A circulação é necessária para as trocas gasosas, nutrição e excreção de substancias, contudo nem todos animais possuem uma circulação como a humana, denominada de circulação fechada, existe a circulação aberta¸ presente em diversos artrópodes e existem alguns ainda que não possuem um sistema circulatório e suas trocas só ocorrem por meio de difusão.
A respiração é ocorre por um processo simples de difusão, contudo em organismos muito complexos, se faz necessário de órgãos especializados na obtenção do gás oxigênio e na eliminação do gás carbônico, originando assim um sistema respiratório especializado, conforme o ser vivo, nessa troca por via aérea ou aquática.
A excreção é a eliminação de resíduos tóxicos ao organismo, em animais de circulação fechada existem órgãos especializados nisso, como metanefrídeos ou rins.

Existe ainda a simetria, é a semelhança de forma entre duas ou mais partes de um objeto quando cortado por um plano imaginário que passa por seu eixo central. Na natureza existe a simetria bilateral, os dois lados possuem semelhanças, e a radial estes mantém suas semelhanças por mais de dois cortes.

A cefalização surge do agrupamento dos órgãos sensoriais mais elaborados na extremidade do corpo e a formação de uma cabeça. Alguns animais desenvolvem apenas gânglios nervosos, concentração de células nervosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário